Esportes

Atleta russa do atletismo habilitada para Rio-2016, é excluída dos Jogos

Atleta russa do atletismo habilitada para Rio-2016, é excluída dos Jogos”

"A IAAF confirma que retirou a Darya [Klishina] a sua elegibilidade excecional. Este recuo tem por base uma nova informação que recebemos e que partilhámos com Darya na semana passada", disse um porta-voz da IAAF, citado pela agência noticiosa AFP.

A Iaaf, que excluiu toda a equipe russa de atletismo por conta do escândalo de dopagem no país europeu, havia estabelecido uma exceção a Klishina, já que a atleta vive e treina nos Estados Unidos desde 2013, mas, no sábado, considerando o surgimento de "novo antecedentes", a deixou de fora dos Jogos.

"Parece que Klishina está citada no relatório McLaren", disse à AFP outra fonte próxima ao caso.

A corredora búlgara testou positivo para eritropoietina (EPO), substância que frequentemente aparece quando se trata de doping de atletas em eventos de longa duração, em um exame feito antes dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Em declarações à imprensa, Klishina insiste que é uma atleta "limpa".

- "Humilhação cínica" -"Sou uma atleta limpa e já provei isso várias vezes, sem dúvida", garantiu em uma mensagem em seu perfil de Facebook. "Sou uma vítima dos que criaram este sistema de manipulação em nosso belo esporte", acrescentou.

As outras estrelas do atletismo russo já estavam todas privadas dos Jogos, incluindo a bicampeã olímpica de salto com vara, Yelena Isinbayeva, que sonhava em encerrar sua carreira com uma terceira medalha de ouro em cinco participações. "Recebemos a confirmação através de fontes no Rio de Janeiro de que Dasha foi suspensa à última hora".



Somo este

Más reciente




Rekomendado