Economia

INSS começa a pagar hoje primeira parcela do 13º salário

INSS começa a pagar hoje primeira parcela do 13º salário”

Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem um salário mínimo e têm cartão com final 1, desconsiderando-se o dígito, começam a receber nesta quinta-feira a primeira parcela do décimo terceiro salário. Na região de Piracicaba, que inclui Limeira, são 238.357 beneficiários com valor total de mais de R$ 177,9 milhões. A Previdência Social vai desembolsar mais de R$ 18 bilhões somente para o pagamento da primeira parcela do 13º a mais de 29 milhões de benefícios. Conforme explica a gerente-executiva substituta da Gerência Executiva do INSS em Ponta Grossa, Marilcelia Auer, a gratificação será paga junto com o cronograma de pagamento, e corresponde a 50% do valor pago mensalmente aos aposentados e pensionistas.

Além dos aposentados e pensionistas, as pessoas que recebem benefícios temporários como o auxílio-doença também têm direito ao 13.º.

De acordo com a Previdência Social, o pagamento da folha de agosto e a antecipação do 13º serão depositados até o dia 8 de setembro.

A advogada recomenda ainda que a pessoa se abasteça de documentação médica para ir já preparada para a perícia. Apenas não tem direito ao 13.º salário quem recebe benefício assistencial.

Por meio dessa medida, o Presidente do INSS Leonardo Gadelha, estima que 2% das aposentadorias por invalidez e 20% dos auxílio-doença, serão cancelados com o pente fino das perícias em todo país.

Não recebem o abono beneficiários de amparo previdenciário do trabalhador rural, BPC (Benefício de Prestação Continuada), RMV (Renda Mensal Vitalícia), amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço e salário-família.



Somo este

Más reciente




Rekomendado