Mundo

Onze incêndios preocupam, Águeda é o que mobiliza mais meios

Onze incêndios preocupam, Águeda é o que mobiliza mais meios”

Distritos de Aveiro, Leiria, Viana do Castelo e Viseu são os mais fustigados.

Os incêndios que mobilizavam mais meios eram os do concelho de Águeda e Arouca, ambos no distrito de Aveiro, que tinham a combatê-los no terreno 298 e 255 operacionais, respetivamente, segundo a informação disponível na página na internet da ANPC.

A Câmara de Arcos de Valdevez acionou hoje o Plano Municipal de Emergência face à situação "dramática" que se vive no concelho, palco de vários incêndios, disse à Lusa o vereador da Proteção Civil, Olegário Gonçalves.

O incêndio rural que menos meios mobiliza, de entre os mais significativos, está a decorrer no mesmo município, na freguesia de Covelo de Paivó e Janarde, com 57 elementos, apoiados por 17 meios terrestres e dois aéreos.

No distrito de Viseu lavram quatro incêndios considerados "ocorrências importantes", nos concelhos de Nelas, Mangualde, Viseu e Cinfães.

Em Vila Nova de Cerveira, no distrito de Viana do Castelo, o fogo numa zona de mato mobiliza 63 operacionais, 28 meios terrestres e um aéreo.

Ainda em Viana do Castelo está a decorrer um incêndio numa zona de mato desde as 00:35 de hoje, que conta com 77 elementos e 22 veículos no combate às chamas.

A Proteção Civil destaca na página como "ocorrências importantes" os fogos com duração superior a três horas e com mais de 15 meios de proteção e socorro envolvidos.

Em Arouca, onde o fogo que começou no sábado chegou a ter sete frentes ativas, as chamas estão praticamente controladas, segundo o comandante Operacional de Agrupamento Distrital Centro Sul, Joaquim Chambel.

Fora do continente português, dezenas de bombeiros estão a combater desde segunda-feira à tarde vários focos de incêndio no Funchal.

O autarca adiantou que o hotel do Mezio, no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), "já foi evacuado" e que os residentes de 50 habitações do lugar de Vilar de Suente, no Soajo, "foram abrigados dentro de uma capela da aldeia, até o fogo passar, para serem retirados para uma zona segura".



Somo este

Más reciente




Rekomendado