Economia

Aneel publica condições para aplicação de tarifa flexível na conta de luz

Aneel publica condições para aplicação de tarifa flexível na conta de luz”

As normas foram aprovadas na terça-feira passada, dia 6, pela diretoria da agência.

É importante lembrar que a distribuidora deve orientar os consumidores sobre os possíveis impactos de se optar pela tarifa branca, especialmente quando o consumo medido for inferior aos valores mínimos de referência.

Segundo o texto, "faculta-se a opção pela tarifa branca a todos os titulares de unidades consumidoras do grupo B e daquelas do grupo A com tarifa do grupo B".

A resolução informa que a tarifa branca não valerá para unidades de baixa renda da classe residencial, para a iluminação pública e aquelas com faturamento pela modalidade de pré-pagamento.

- Se tiver um consumo bem educado para estar consumindo mais no horário fora ponta e menos no horário de ponta com certeza a fatura vai ter um reflexo muito positivo - afirmou.

A população paraibana poderá ser beneficiada através da tarifa branca, que proporciona desconto na tarifa de energia para quem economizar durante os horários de pico de consumo. A lógica da cobrança é que o sistema de energia elétrica é mais congestionado nos horários de pico; e, por isso, o custo real da eletricidade naqueles momentos é mais elevado do que quando há menor consumo. Segundo o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, a expectativa é de que sete medidores sejam aprovados nos próximos 12 meses. O consumidor pode solicitar, a qualquer tempo, o regresso à modalidade tarifária convencional monômia de fornecimento, devendo a distribuidora providenciá-la em até 30 dias. O cliente também poderá retornar ao modelo tradicional de cobrança e consumo, quando quiser.

O gerente da Energisa, Daniel Andrade, explicou que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vem discutindo sobre a medida e a previsão é que a tarifa será implantada em janeiro de 2018.

Foi publicada ontem no Diário Oficial a medida que permite que a partir de 1º de janeiro de 2018, todas as distribuidoras do país deverão atender aos pedidos de adesão à tarifa branca das novas ligações e dos consumidores com média mensal superior a 500 kWh.

Brasília - O número de consumidores com o CPF negativado por dívidas caiu pelo terceiro mês consecutivo em agosto.

São Paulo - Os preços do etanol hidratado nos postos brasileiros subiram em 12 Estados e no Distrito Federal, caíram em outros 10 e não se alteraram em quatro na.



Somo este

Más reciente




Rekomendado