Mundo

Funeral realiza-se amanhã em Penafiel — Barbosa de Melo

Funeral realiza-se amanhã em Penafiel — Barbosa de Melo”

O antigo presidente da Assembleia da República António Barbosa de Melo morreu hoje, aos 83 anos, no Centro Hospital e Universitário de Coimbra, tendo o Presidente da República apresentado à família e à Universidade de Coimbra "o pesar de Portugal", ao mesmo tempo que recorda "um grande amigo".

Foi Presidente da Assembleia da República durante a VI Legislatura (1991-1995) e foi membro do Conselho de Estado.

Investigador e professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, foi um dos fundadores do Partido Social Democrático, no qual exerceu diversos cargos nos órgãos nacionais.

Em 1974, integrou a Comissão para a elaboração da lei eleitoral para a Assembleia Constituinte, da qual foi também deputado.

O ministro dos Negócios Estrangeiros português lamentou hoje profundamente a morte do antigo presidente da Assembleia da República Barbosa de Melo, que considerou "uma pessoa a quem a democracia portuguesa muito deve".

"O país acaba de perder uma personalidade singular, excecional enquanto personalidade intelectual, excecional enquanto personalidade política e sobretudo excecional enquanto personalidade moral", refere Marcelo Rebelo de Sousa num vídeo disponibilizado na página da Presidência da República.

"Lamento a morte do Professor Barbosa de Melo". Nesse período foi, a par de Jorge Miranda, uma das vozes mais empenhadas em consagrar as normas constitucionais que salvaguardassem o pluralismo democrático e a liberdade económica na Constituição da República Portuguesa.

"A Câmara de Penafiel expressou, em comunicado, o "profundo pesar" pelo falecimento de Barbosa de Melo", antigo presidente da Assembleia da República e natural daquele concelho, decretando dois dias de luto municipal.

Barbosa de Melo era um "cidadão exemplar, jurista de eleição e professor reputado".

Leia a notícia completa na edição em papel. "Mais tarde, enquanto Presidente da Assembleia da República, funções que exerceu entre 1991 e 1995, com uma elevação e uma competência unanimemente reconhecidas".



Somo este

Más reciente




Rekomendado