Medicina

HUAC realiza mutirão de atendimento contra câncer de pele neste sábado

HUAC realiza mutirão de atendimento contra câncer de pele neste sábado”

Os homens são os mais atingidos pelo câncer de pele, de acordo com a médica Cacilda da Silva Souza, da Divisão de Dermatologia do Departamento de Clínica Médica da FMRP. A estimativa é que 173 mil pessoas são diagnosticadas com a doença todo ano. As avaliações não ocupam tempo da população, pois o câncer da pele é uma doença aparente. Quem preferir pode procurar atendimento no Hospital das Clínicas, localizado na avenida Alfredo Balena, 110, também no bairro Santa Efigênia.

- Imunidade enfraquecida: pessoas com o sistema imunológico enfraquecido têm um risco aumentado de câncer de pele. Pioneira a realizar a atividade no País desde 1994 - seis anos antes do mutirão ser organizado em outros locais - a FMJ atendeu, no evento de 2015, cerca de 700 pessoas. O mutirão faz parte da campanha "Dezembro laranja".

O câncer de pele é causado pelo efeito cumulativo da radiação solar e normalmente se manifesta em pessoas com idade mais elevada. Dos pacientes que atende, como nos mutirões, Paulo verifica que mais de 70% não fazem uso do filtro solar. Amanha, 26 de Novembro, é o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele - faço coro ao movimento #Poefiltro, criado pela ONG Beabá: tem que usar filtro solar, espalhe a ideia. Casos suspeitos serão encaminhados para tratamento na rede pública municipal ou no próprio Instituto de Pele da Faculdade de Medicina do ABC. Não é necessário agendamento prévio.

Segundo a dermatologista e coordenadora da campanha em Uberlândia, Renata Janones, a ação é promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e já acontece pelo 17º ano consecutivo. Sendo que, mais de 6 mil já receberam atendimentos nas campanhas anteriores.



Somo este

Más reciente




Rekomendado