Mundo

Gás VX: O mais mortífero de sempre

Gás VX: O mais mortífero de sempre”

A substância é considerada pela ONU uma arma de destruição em massa.

Segundo a Malaysia Airport Holdings, o ministério da Saúde afirmou que os viajantes não precisam se preocupar, pois não foram detectadas anomalias no local.

A polícia da Malásia revelou hoje que Kim Jong-nam foi assassinado com um químico conhecido como VX, usado em contextos de guerra química.

Atenção! Os comentários do site são via Facebook!

A presença do agente nervoso VX foi detectada em amostras coletadas no rosto e nos olhos de Kim Jong-Nam, de 45 anos, atacado por duas mulheres no aeroporto de Kuala Lumpur, em 13 de fevereiro de 2017.

Membros do governo sul-coreano especulam que Kim Jong Un esteja por trás da morte do meio-irmão, um crítico de seu governo que morava fora do país há anos.

"A Malásia é obrigada a entregar o seu corpo à DPRK [Coreia do Norte], já que fez uma autópsia e exames forenses de forma ilegal e imoral", afirmou o Comité de Juristas da Coreia do Norte, num comentário divulgado pela agência KCNA.

"A substância química foi identificada como Etil N-2-Diisopropilaminoetil metilfosfonotioato ou 'VX Nerve Agent'", diz a declaração de sexta-feira. Sete outros norte-coreanos são procurados por sua ligação com o caso, inclusive um diplomata da embaixada em Kuala Lumpur.

De acordo com as gravações das câmeras de segurança do aeroporto, as duas mulheres aparecem em alguns momentos acompanhadas por quatro homens.

No entanto, acredita-se que os suspeitos fugiram da Malásia no mesmo dia da morte de Jong-Nam. O meio-irmão de Kim Jong-um era fruto da relação entre seu pai, Kim Jong-il (1941-2011), e uma atriz. "Para o último alvo, Kim Jong-nam, supostamente havia materiais perigosos no spray", disse Karnavian. À BBC, Bruce Bennett, especialista em armamento do instituto de investigação Rand Corporation, diz que o agente asfixiante em causa é tão potente que bastaria uma ínfima quantidade para matar Kim. Em 2001, porém, utilizou um 1 passaporte falso para entrar no Japão.



Somo este

Más reciente




Rekomendado