Ciência

Adolescente britânica corrige erro em dados da NASA sobre radiação

Adolescente britânica corrige erro em dados da NASA sobre radiação”

Miles Soloman, um estudante britânico de 17 anos de idade, descobriu que os sensores de radiação da Estação Espacial Internacional (EEI) estavam registrando dados errados.

O jovem Soloman estava a trabalhar no seu projeto TimPix, o qual permite que alunos do Reino Unido tenham acesso a dados recolhidos na estádia de seis meses do astronauta Team Peake na Estação Espacial Internacional. Ao verificar os dados, ele notou que quando nada chegava ao detector, uma leitura negativa era gravada. Quando eles classificaram os dados por níveis de energia, Soloman percebeu algo estranho.

"Fui logo para o fim da lista e para os mais baixos níveis de energia que existiam", afirmou Miles. Reparei que onde não devia haver nenhuma energia, na verdade mostrava '-1'.

O jovem, que reside em Sheffield, no norte da Inglaterra, após o feito, teve o agradecimento por parte da Nasa e ainda recebeu um convite para ajudar a analisar o problema.

A NASA afirmou estar consciente do erro, mas que acreditava que tal problema sucedia somente uma ou duas vezes por ano.

Professor e aluno decidiram enviar um email à NASA a perguntar se já tinham detetado este erro.

O jovem participa de um projeto do Instituto de Investigação em Escolas (IRIS, na sigla em inglês). Soloman, porém, informou que na realidade tal erro ocorria várias vezes por dia. "Para mim, o maior grupo de pesquisa que podemos formar são os nossos alunos", diz o professor de Física James O'Neill.



Somo este

Más reciente




Rekomendado