Ciência

Descobertos microorganismos fósseis que podem ter 4 bilhões de anos

Descobertos microorganismos fósseis que podem ter 4 bilhões de anos”

"A nossa descoberta apoia a ideia que a vida surgiu de 'respiradouros' de alta temperatura do fundo do mar pouco depois da formação da Terra", contou um dos autores deste estudo, Matthew Dodd do University College London.

"Para se manterem conservadores", os cientistas deram aos microrganismos "uma idade mínima de 3,77 bilhões de anos", acrescenta. Aqui, alegadamente, existem as rochas sedimentares mais antigas, e conhecidas, do planeta Terra.

Os fósseis, com pelo menos 3,770 milhões de anos de idade, foram encontrados no Quebec, Canadá, e são compostos por pequenos filamentos e tubos formados por bactérias.

Provenientes da cintura de rochas verdes de Nuvvuagittuq, na costa da Baía de Hudson, no Nordeste do Quebeque, perto das ilhas Nastapoka, estes microfósseis parecem confirmar a hipótese de as fontes hidrotermais de água quente terem sido o berço da vida na Terra pouco depois da formação do planeta.

Eles também disseram que acredita-se o vizinho planetário da Terra, Marte, tivesse oceanos naquela época, que poderiam ter condições similares para conduzir o advento da vida, mas que já sumiram há muito tempo desde então. Para evitar isso, antes de qualquer coisa, a equipe da UCL fez exames para determinar se o material detectado agora tinha origens biológicas.

Os investigadores admitem, no artigo ontem publicado pela revista Nature, que este achado é "uma das formas de vida mais antigas da Terra". "Também vai nos ajudar a identificar traços de vida em outros lugares do Universo", acredita.

"É de esperar que encontremos em Marte provas de vida há 4000 milhões de anos", conclui Papineau: "Se isso não acontecer, a Terra pode ter sido uma exceção".

"Estas descobertas mostram que a vida desenvolveu-se na Terra numa altura em que Marte e a Terra tinham água líquida à superfície, colocando questões entusiasmantes para a vida extra-terrestre".

Na verdade, estes micro-fósseis serão fragmentos de bactérias, que fariam parte de um sistema hidrotermal subaquático onde surgiram as primeiras formas de vida.



Somo este

Más reciente




Rekomendado