Mundo

Rússia barra condenação da ONU a teste com míssil norte-coreano

Rússia barra condenação da ONU a teste com míssil norte-coreano”

O projeto de declaração, ao qual a AFP teve acesso, pedia à Coreia do Norte para "não realizar mais testes nucleares" e deter os lançamentos depois do teste fracassado realizado no domingo passado.

Nova York, 19 - A embaixadora dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas, Nikki Haley, comentou nesta quarta-feira que seu país não pretende iniciar uma guerra com a Coreia do Norte, mas advertiu Pyongyang sobre sua conduta.

Guterres indicou que os países na linha de frente da crise (China, Estados Unidos, Japão, Coreia do Sul e Rússia) não devem poupar esforços para evitar uma escalada militar de parte de Pyongyang.

O avião em que viajava Pence, o Air Force Two, aterrissou por volta das 12h30 (horário local, 0h30 de Brasília) na Base Aérea Naval de Atsugi, de onde o vice-presidente americano seguiu para a capital japonesa. Mike Pence classificou o regime comunista de Kim Jong-un como a "ameaça mais perigosa e urgente para a paz e a segurança na Ásia Pacífico".

"Derrotaremos qualquer ataque e reagiremos ao uso de qualquer arma convencional ou nuclear com uma resposta esmagadora", afirmou, citando a "determinação do presidente Trump e das forças armadas dos EUA". Reiterando que todas as alternativas continuam em aberto quando lidando com Pyongyang.

O vídeo acabou com uma imagem da bandeira norte-americana em chamas, sobrepondo-se a filas e filas de cruzes brancas em um cemitério. Enquanto a Casa Branca lida com controvérsias sobre a localização do USS Carl Vinson.

"Anunciamos que irá e chegará à Península da Coreia", reiterou hoje Spicer, que não quis responder por que se alimentou a ideia de que o porta-aviões dirigia-se para a Coreia do Norte de maneira imediata. "Lançar uma guerra comercial contra a China enquanto (o presidente chinês, Xi Jinping) trabalha em um problema claramente maior, na Coreia do Norte?", se perguntou o presidente em uma entrevista transmitida na terça-feira pela rede americana Fox News.



Somo este

Más reciente




Rekomendado