Com uma grande carga histórica a Capoeira no Brasil escravocrata era, sem dúvidas, uma das formas do povo africano apartado de suas terras natais de exprimir toda sua revolta, impotência e cultura em forma de uma mistura de dança, artes marciais, esporte, música. Dessa profusão de acontecimentos históricos nasce a capoeira, uma forma de manter viva as lembranças das suas tradições e de exprimir toda a revolta ocasionada pelo regime escravista que sucedeu no Brasil desde sua origem até a sua abolição em 1888 pela Lei Áurea.
Por isso que poder praticar a capoeira nos dias atuais é uma maneira de honrar a essas pessoas que desenvolveram um esporte e arte marcial único. Uma das características que distingue a capoeira de outras artes marciais é a sua musicalidade e os seus movimentos ritmados que com prática e maestria das técnicas de capoeira tornam um capoeirista um verdadeiro atleta.
Origem da capoeira
A origem da capoeira é muito controversa por ser em determinado momento uma prática ilegal e uma forma de expressão da revolta contra o tratamento violento a que eram submetidos os escravos daquela época. Por essa razão, saber precisamente quando se deu início a capoeira é muito incerto, embora considera-se que a capoeira teve origem no final do século XVI no Quilombo dos Palmares, situado então, naquele momento, na Capitania de Pernambuco. Ela tem origem de uma mistura de tradições do povo pastoril da atual Angola como um processo de celebração dos jovens a vida adulta com uma cerimônia chamada n´golo. Durante a cerimônia os homens competiam ao ritmo de atabaques aonde o vencedor era aquele que conseguia encostar o pé na cabeça do adversário.
Como descrever a capoeira?
A capoeira como atividade lúdica para poder praticar algum tipo de esporte e experimentar com o corpo é altamente recomendada, principalmente para crianças e adolescentes, porque além de trabalhar fisicamente ela também auxilia na percepção psicomotora do corpo através dos ritmos marcantes e é uma excelente oportunidade de integração social. Atualmente a capoeira não é apenas uma forma de expressão artística ou um aspecto Histórico-Cultural, mas uma verdadeira fonte de exportação da cultura brasileira para o exterior.
Símbolo da cultura afro-brasileira, símbolo da miscigenação de culturas e etnias e principalmente símbolo de resistência a capoeira mudou drasticamente a sua imagem e hoje é uma fonte de orgulho para o povo brasileiro, considerada patrimônio cultural Imaterial do Brasil.
Benefícios para quem pratica capoeira
A capoeira é uma expressão cultural brasileira bastante completa por combinar as artes marciais, a música, acrobacias e a dança, na hora de realizar golpes e movimentos ágeis com uma certa complexidade física, além de uma grande quantidade de força e flexibilidade. Por isso é um esporte completo e muito recomendado para todas as idades porque na prática dessa atividade você poderá desenvolver a sua força corporal e a sua flexibilidade porque para poder fazer algumas das práticas se utilizam frequentemente os braços, as mãos e o abdômen.
Ela além de trabalhar a sua musculatura também te ajudará a combater os sinais de estresse e ansiedade, ajuda a emagrecer, melhora a confiança e autoestima e promove a interação social.
Quais são os riscos de praticar capoeira?
Os ricos na hora de praticar a capoeira são quase inexistentes até porque não existe muito contato direto entre as pessoas que participam de uma roda de capoeira, ou seja, os golpes, chutes e movimentos não atingem o adversário diretamente e por isso muitas vezes a capoeira é confundida com uma dança, embora muitos golpes executados com a técnica correta podem ser fatais em um enfrentamento real.