Os meios de comunicação tanto em sua vertente tecnológica como na sua dimensão cultural formam parte do fenômeno da cultura de massa. Nesse sentido o avanço tecnológico impulsionou o desenvolvimento dos meios de comunicação que encontraram uma maneira de atingir uma grande quantidade de pessoas em um curto espaço de tempo.
Ademais de influenciar a sociedade como um todo ela é responsável pela criação de tendências e determina também outros aspectos sociais. Assim sendo, a comunicação de massa ou também conhecida como comunicação sociocultural representa um dos fenômenos mais relevante da história na história do homem.
O que é a cultura de massa?
De acordo com a definição de cultura de massas, a cultura dentro da sociedade, faz referência aos costumes, tradições e expressões que desenvolvem certas comunidades. Em outras palavras, a cultura nasce por si só a partir de uma organização social e se estabelece por meio das pessoas inseridas neste contexto.
Em contrapartida a ideia de massas faz referência a diversas questões, tanto sociais, como políticas. Desse modo no contexto de cultura de massa a ideia de massa está vinculada com o conjunto de pessoas. Ou seja, um amontoamento social que se baseia nas manifestações culturais do grupo social da qual pertencem.
Contexto histórico
De certo modo a ideia de cultura de massa surge como consequência da Revolução Francesa. Assim começou um novo período de ordem social, político e econômico que fortaleceu a classe burguesa naquela época. Dessa maneira, os pequenos comerciantes que antes vendiam seus produtos para subsistir no regime feudal, agora comercializam em massa seus produtos e serviços.
Portanto, não foi até meado do século XX que esse termo começou a ser utilizado com a terminologia conhecida atual. Desse modo, se entende como cultura de massas um termino intimamente relacionado com o consumismo.
Alienação ao capitalismo e as consequências da cultura de massa
Logo após o nascimento do capitalismo e através da cultura de massa foi possível difundir e solidificar produtos, serviços e ideologias. Nesse sentido, ao mesmo tempo que os meios de comunicação configuram uma importante ferramenta para o desenvolvimento social, também servem para alienar a população.
Assim sendo, a cultura de massa está atribuída em muitos âmbitos da nossa sociedade, como: política, religião e a maneira que consumimos. Por essa razão, a cultura de massas colabora para a alienação da sociedade determinando as tendências políticas e de consumo.
Aspectos positivos da cultura de massa
Apesar da cultura de massa ser um efeito colateral do desenvolvimento tecnológico dos meios de comunicação, ela também possui alguns aspectos positivos. Em outras palavras a cultura de massas fomenta a massificação do consumo. Sendo assim, produzindo naturalmente um efeito de competência entre as empresas, consequentemente, impulsionando o avanço tecnológico.
Portanto, a cultura de massa serve como um crivo importante e favorece a sociedade desde o ponto de vista econômico. Também outro fenômeno dela e dos meios massivos de comunicação, como as redes sociais, permitem que o mundo como um todo esteja informado dos acontecimentos sociais, políticos.