Existem diversas habilidades individuais e táticas de equipe para jogar futebol de maneira eficaz. Ainda mais se o time estiver formar parte de um clube de futebol profissional e até semiprofissional. Isso por que na teoria o futebol é um jogo muito simples, como uma vez foi bem descrito por Kevin Keegan: “para ganhar uma partida a única coisa necessária é marcar mais gols que o time adversário”.
Embora é certo que uma equipe muito bem organizada e com uma estratégia de jogo elaborada poderá ganhar de times com jogadores mais habilidosos. Ou seja, mesmo que de certa forma se joga passa bola de forma individual o futebol depende inteiramente da conexão de um time inteiro. Desse modo, quanto maior será o nível de afinidade no time, melhor serão os resultados.
Habilidades individuais
Apesar de o futebol ser um jogo coletivo e que depende inteiramente de um time para que dê certo, isso não exclui a responsabilidade de cada jogador. Desse modo as habilidades individuais trabalhadas somariam muitos pontos positivos em um inteiro time. Logo um time muito bem estruturado que una habilidades individuais únicas terá uma melhor capacidade para poder enfrentar qualquer desafio.
Em outras palavras, as habilidades individuais podem ser classificadas em condicionamento físico, velocidade e agilidade. Em suma, o condicionamento físico pode ser desenvolvido com treinamento diário de resistência para aguentar uma partida de 90 minutos sem descanso e correndo em uma velocidade constante. Logo estaria a velocidade, que é a capacidade de um jogador correr em possessão da bola. Essa habilidade poderá ser desenvolvida com treinos de resistência e força para desenvolver a capacidade de vencer as barreiras emocionais que nos impõem o corpo em uma situação de estresse. Em terceiro lugar estaria a agilidade, que como habilidade de destreza e percepção é extremamente importante um treinamento específico. Dessa maneira podendo despertar em cada um dos jogadores a habilidade de poder tomar decisões rápidas. Isso é uma qualidade importante em momentos decisivos, na hora de defender um gol ou de driblar um adversário por exemplo.
Táticas para o time
Depois de treinar com os jogadores as suas habilidades individuais, chegou a hora de trabalhar as táticas do time. Ou seja, para que uma partida seja favorável para que a equipe possa vencer a partida é muito importante ter um time consolidado que possa extrair o melhor de cada jogador. Desse modo é um pouco contraditório dizer que o mais importante seria marcar gols, porque na verdade cada função dentro do campo é de extremamente importante.
Neste caso, por exemplo, é muito mais interessante em um campeonato ter um saldo de gols positivo que negativo. Desse modo, uma vitória idônea seria uma partida em que equipe marcasse dois gols contra 0.
Estilos de jogos e táticas no futebol
Além de existir várias táticas de jogo para poder enfrentar configurações de equipes diversas, também existem estilos de jogos. Desse modo o treinador da equipe poderá optar por uma técnica muito mais ofensiva que poderá, em certos casos, determinar a vitória da equipe.
Portanto, quando a equipe adversária perde a possessão da bola no centro do campo ou na base, os jogadores de defesa deverão estar mais dispersos. Em outros termos, os jogadores deverão estar preparados para poder dar suporte aos jogadores no ataque. Assim sendo, quando se produza o momento oportuno em uma condição adequada será possível contra-atacar com uma maior agilidade. Neste caso porque os jogadores estavam previamente esperando por esse momento.
Táticas de defesa depois de marcar gols
Uma das partes cruciais para que uma partida realmente seja vantajosa para uma equipe é o momento da defesa depois de marcar gol. Ou seja, sempre marcar a quantidade de gols necessária para continuar mantendo um saldo de gols positivo. Logo, o seguinte passo seria concentrar o time na área de defesa da equipe, inclusive os jogadores atacantes.
Para que isso ocorra da melhor maneira possível, em um princípio existem duas maneiras de defender: a defesa na área de defesa e a defesa corpo a corpo. Logo a defesa na área significa que os jogadores se posicionaram em blocos evitando e reduzindo o espaço de jogabilidade do time adversário. Contudo, também é importante que alguns jogadores estejam posicionados na defensa corpo a corpo para evitar que o time tenha o controle a todo momento do jogo e para que bola esteja sempre o mais distante possível do gol.