No dia 26 de Junho de 1945 foi assinada a Carta das Nações Unidas. Dessa forma nasceu o órgão depois da segunda guerra mundial com o objetivo de ter um mecanismo que promova e garanta a paz mundial.
O órgão é composto por países independentes, tem como funções principais, fomentar as relações de amizade entre as nações. Além do mais, o organismo tem como pauta colaborar para erradicar a pobreza, a fome, o analfabetismo, etc.
Em suma, manter a paz e a segurança internacional é o núcleo da ONU, que tem mais de 190 estados-membros, dos quais votam e deliberam as diferentes estâncias estabelecidas. Por essa razão a ONU é de extrema importância para o desenvolvimento do homem, na hora de solucionar conflitos e desacordos.
A sua principal missão no mantenimento da paz
Depois da devastação da segunda guerra mundial, as nações unidas começaram seu trabalho em 1945. Eles tinham uma prioridade nesse momento tão crucial da história do homem: manter a paz e a segurança internacional. Com esse objetivo concreto, a organização tenta prever os conflitos e funciona como um mediador entre as partes implicadas.
Alcançar a paz exige criar não apenas condições propicias para que ela seja possível, senão também na hora de mantê-la. O Conselho de Segurança é o máximo responsável de manter a paz e a segurança internacional. A Assembleia Geral e o Secretário-Geral, junto com outras oficinas e órgãos da ONU, também desenvolvem um papel importante nessa tarefa.
Uma declaração universal dos direitos humanos
O término direitos humanos é mencionado sete vezes na carta fundacional da ONU. Por isso que a sua promoção e proteção são objetivos fundamentais e princípio fundamental da organização. Em 1948 a declaração universal dos direitos humanos se situou no terreno do direito internacional. Desde então a organização tem protegido assiduamente os direitos do homem mediante instrumentos legais e atividades nesse terreno. A declaração dos direitos humanos foi o primeiro documento legal protegido por esses direitos.
Junto com o Pacto Internacional de direito civil e político e o Pacto internacional de Direitos Econômicos Sociais e Culturais. Uma série de tratados internacionais e outros instrumentos adotados desde 1945 aumentaram a legislação internacional dos direitos humanos
A importância da ONU no mundo de hoje
A importância das nações unidas radica em sua presença praticamente em todos os rincões do mundo. Com trabalhos que se preocupam em sua maioria com a manutenção da paz, com a prevenção de conflitos e a assistência humanitária. Mas também, através dos seus órgão principais como a Assembleia Geral, o conselho de segurança, o conselho econômico e social, a secretaria-geral, a corte internacional de justiça.
Desenvolvimento e direitos internacionais
A carta das nações unidas em seu prefácio, marcou um objetivo: criar condições favoráveis nas que se possa manter a justiça, o respeito e as obrigações dos tratados e fontes de direitos internacionais. Desde então, o desenvolvimento do direito internacional e o respeito pelo mesmo foram elementos-chave para o trabalho da organização.
Este trabalho vem sendo elaborado através das cortes, tribunais, tratados multilaterais, assim como através do conselho de segurança, que pode aprovar missões para a manutenção da paz e da segurança internacional. A carta das nações unidas recorre os princípios das relações internacionais, desde a igualdade soberana dos estados, até a proibição do uso de força bélica em relações internacionais.