Falar sobre sexo ainda é uma tarefa complicada para algumas pessoas e mesmo que você não tenha esse tipo de dificuldade. Porém, quando o assunto faz menção a sua própria sexualidade, a afirmação anterior começa a ter muito mais sentido. Mas por que ainda tratamos os assuntos relacionados ao sexo com tanto tabu.
De fato, uma das características que definem o ser humano é a sua própria sexualidade. Desse modo podemos vê-la refletida em quase todos os nichos da nossa sociedade. Portanto, nesse artigo vamos entender porque o sexo ainda é considerado um tabu e qual a importância de falar sobre ele.
Qual a importância do sexo?
Da mesma maneira que dormir, comer e desejar são características inerentes do homem, o sexo também. Não só pela finalidade reprodutiva, mas também como uma maneira de se relacionar com a sociedade. Por isso estamos rodeados de influências sexuais, desde as propagandas publicitárias, até na arte de diversas formas.
Nesse sentido, fazer sexo, além de ser saudável, tem um impacto importante na vida de qualquer adulto. Através dele somos capazes de conhecer melhor o nosso próprio corpo e como utilizá-lo em prol do nosso próprio benefício sexual. Além do mais, fazer sexo reduz os sinais de estresse e ativa o nosso sistema cardiorrespiratório, diminuindo os riscos de infarto e outros problemas relacionados ao coração.
O sexo na história
O mundo hoje experimenta uma série de avanços tecnológicos e sociais que repercutem diretamente no nosso comportamento. Sendo assim, a revolução sexual que o mundo experimenta desde meados do século XX, teve um impacto profundo na maneira de entender-nos.
Dessa forma, o sexo que antes era visto praticamente como entidade religiosa, passou a ser visto como ele é. Ou seja, além de cumprir com a sua finalidade reprodutiva também faz parte das ferramentas sociais de comunicação e interação social.
Então por que ainda é um tabu
Mesmo que hoje o sexo seja entendido diferentemente de como era algumas décadas atrás a mudança cultural ocorre em outro ritmo. Em outras palavras, a influência das gerações mais antigas, as convicções religiosas e outros fatores culturais de determinados países, ainda tem um papel importante nesse progresso cultural.
Contudo, a liberdade de expressão da própria sexualidade, abriu as portas para conceitos como: identidade de gênero, orientação sexual. Definições que antes não existiam e que eram o motivo de problemas psicológicos de uma porcentagem da população.
Porque é importante falar sobre sexo?
Agora que entendemos que o mundo passou por uma série de mudanças sociais e que elas estão ocorrendo até o dia de hoje, é importante entender a importância de falar sobre essa temática. Desse modo, estamos contribuindo para a normalização de um tema antes considerado tabu.
Além do mais, falar sobre sexo é extremamente beneficioso, já que dessa maneira compartilhamos nossas experiências e aprendemos um pouco mais sobre nós mesmo. Em suma, falar sobre sexo abertamente tem também efeitos positivos sobre a nossa saúde mental e própria sexualidade.