Ivo Pedroso Fernandes
Economia
economia circular

A economia circular parte do princípio de um modelo cíclico da natureza. Desse modo esse sistema prioriza o aproveitamento dos recursos, reduzindo a produção ao mínimo necessário e reutilizando os produtos e elementos recicláveis.

Mas antes mesmo de pensar nesse novo modelo industrial é fundamental pensar no paradigma cultural de consumo da nossa sociedade. Ou seja, o modelo econômico de produção de recursos, bens de consumo e serviços está relacionada a ideia obsoleta de “produzir, consumir e jogar fora”.

Como surgiu a ideia da economia circular?

A civilização humana desde sempre passou por várias etapas de desenvolvimento tecnológico e em todas elas, produzimos uma quantidade absurda de resíduos. Nesse sentido, quando pensamos no sistema econômico atual, encontramos várias influências dessa mesma mentalidade de produção.

reciclar

Porém, essa ideologia a longo prazo representa um verdadeiro problema ambiental. Assim, especialmente pelo fato de não encontramos um depósito para o lixo na natureza, devemos entender como trabalhar com materiais recicláveis. Ou seja, todos os elementos possuem uma função natural e contínua e a partir desse conceito surge a economia circular.

Qual a definição da economia circular?

Portanto, a economia circular utiliza o modelo cíclico da natureza como referência para fundamentar as suas ideias. Dessa maneira esse sistema prioriza a reutilização dos recursos, reduzindo a produção. Em outras palavras, a produção de produtos biodegradáveis e ou de fácil reciclagem são as medidas fundamentais deste sistema econômico.

Já no caso de que não exista materiais biodegradáveis, o objetivo seria implementar na produção apenas matéria-prima reciclável. Logo, adaptando as demandas do desenvolvimento tecnológico, econômico e social, ao ciclo natural do nosso planeta.

Desse modo, podemos entender a essência da economia circular que além de prevenir futuros problemas ambientais, também é capaz de reparar problemas. Ou seja, a terminologia circular está vinculada a ideia de um contínuo desenvolvimento positivo que conserva e melhora o meio ambiente.

Quais são os seus princípios?

Uma das principais características da economia circular esta baseada na reconstrução do capital financeiro, social, humano e meio ambiental. Dessa forma, ela existe para garantir uma melhoria no fluxo dos produtos e serviços.

energia renovável

Ademais da ideologia circular da reutilização e reaproveitamento dos recursos, esse modelo econômico se fundamenta também por outros fatores. Em primeiro lugar, preservar e melhorar o capital natural como uma maneira de dar continuidade a exploração sustentável dos recursos naturais. Logo, estaria a optimização dos recursos, produzindo bens materiais mais duradouros, biodegradáveis ou recicláveis. Por último, o fomento da eficiência do sistema, onde são reduzidos os danos humanos, implementando programas de capacitação e muito mais.

Benefícios da economia circular

Partindo da ideia de que o sistema de produção linear que predomina na economia mundial possui uma série de efeitos colaterais irreversíveis, chegou a hora de adotar medidas alternativas. Nesse sentido, muitos estudos já apontaram a preocupação referente a esse tipo de produção e que a utilização da energia renovável não será suficiente para enfrentar os desafios meio ambientais.

Em suma, o mais importante e relevante benefício da economia circular diz respeito a esse fator. Ou seja, o enfoque industrial na economia circular, vinculado a inovação tecnológica, a longo prazo terá enormes benefícios, tanto meio ambientais, como sociais, culturais e econômicos.